EXCEÇÕES


Filme: Ele não está tão afim de você.

Olá, seres que respiram. Como vai?

      Quem me acompanha nestes 8 meses de blog sabe que vivo tagarelando sobre ser a exceção do amor. O modo que deixamos de ser a regra quando temos a sorte de encontrar alguém que também nos encontrou. Mas existem outras exceções que podemos nos tornar ao longo da vida, leitor. Não a apenas a exceção de ser amado em um mundo cheio de pessoas mal-amadas. Antes, vamos jogar no Google o que é de fato “exceção? ” Só para termos uma base um pouco mais formal do assunto.

“Exceção significa algo que não é comum, que não faz parte das regras. A exceção ocorre quando acontece algo fora da regra comum, um fato inédito, que não era feito ou conhecido antes, e foi aberta uma exceção.
- Significados.com/

     Quando estamos apaixonados, até mesmo gostando um pouco mais do que o normal de alguém abrimos diversas exceções. Persistimos no sentimento aguentando até o limite. Não apenas por gostar, mas pela esperança do que este sentimento pode fazer em nossas vidas e como pode mudar nosso futuro. O futuro, leitor. Idealizamos e criamos algo que talvez não aconteça. Não do modo que queremos! Talvez, melhor. Ou...
     Nos apegamos – Me incluo inteiramente nisto. – a todas as possibilidades.  E por acreditar demais, abrimos exceções. E geralmente, não é para ser. E a gente sempre sabe disso, não é? As vezes quando estamos em meio de uma briga terrível ou apenas olhando para a pessoa enquanto o tempo passa, temos uma leve certeza no coração de que não é duradouro. Não importa o quando você se esforce e queira. Ou quantas exceções abra. Parece que quanto mais você luta para manter aquilo firme, mais rápido a pessoa atravessa a porta e te deixa. Tiramos amor de onde não tem só para suprir a falta de amor da outra pessoa. Sim, porque está é a exceção da esperança. Mesmo que a pessoa nos magoe, decepcione. Abrimos os braços e deixamos que entre novamente em nossas vidas, pedindo aos céus que seja diferente. Continuamos a esvaziar nosso estoque de esperança só para acordar um dia, olhar para o lado... E ver quem amamos dormindo. Acordar e perceber que finalmente o destino abriu a tão sonhada exceção para nós, e não precisamos mais se esforçar tanto.
     Existe também, a regra. Acontece quando já passamos por tantos relacionamentos ruins, esvaziamos o estoque com pessoas que não valiam nem o mínimo esforço. E por passar por tanta frustração nos tornamos a regra disto tudo. Encontrar o amor é se tornar a exceção, deixar de procurar o amor é se tornar a regra. Enquanto todos estão procurando alguém para dividir uma pipoca no cinema, enquanto muitos saem para encontros e entram em redes sociais para conversar com alguém interessante. Muitos esperam uma ligação, aguardando o sonhado dia em que se tornaram a exceção disto tudo. A regra não espera nada. Simplesmente, aceita que não serve para essa baboseira toda e segue sua vida tendo pequenos casos bobos e nada duradouro. Comprando a maior pipoca no cinema e divide com amigos. Desliga o celular para ninguém perturbar, sai sem desejar conhecer ninguém na noite, maratona suas próprias series sozinha e faz tudo que deseja, dedicando-se exclusivamente a si mesma. Cria seus muros enquanto todos estão criando pontes, se conectando. E sim, leitor. Dá para ser feliz deste modo, a vida não se resume a passa-la com alguém. Ela se resume em passar os dias sendo feliz, plena. E se este modo parece te agradar e suprir todas as necessidades, apenas aceite e seja a regra. Pelo tempo que desejar!
     A exceção da regra. É basicamente ser a regra por um período, e sem perceber, sem pedir, sem querer. Surgi alguém em sua vida fazendo você abrir mão dos muros e te obriga a criar uma porta para que ele entre. Para que o amor penetre! Geralmente está é uma das mais perigosas exceções que podemos fazer. Afinal, estamos felizes conosco, muitas vezes nem esperamos ter alguém em nossas vidas tornando as coisas vulneráveis novamente. Mas não tem para onde correr, não é? E se corrermos.... Corre o risco de deixarmos de sermos extremamente felizes e amados. E se não correr, corre o risco de passarmos por tudo de novo e sermos magoados no final. Está exceção é perturbadora, afinal, caso algo de errado iremos culpar nós mesmos por ter deixado alguém entrar novamente. E eu entendo, leitor. Entendo se não quiser abrir nunca mais exceções e se arriscar novamente. Mas saiba, existe pessoas que surgem em nossas vidas que nos tiram a escolha. E por mais que tenha tido experiências ruins no passado, não significa que será sempre assim. Pode parecer um ciclo viciante de decepções agora, mas no futuro irá ver que é apenas um aprendizado. E se mesmo assim escolher ser a regra, seja sincero. Ok? Ninguém tem culpa de você ter um passado ferrado. O amor não tem culpa das suas escolhas ruins.
     E para finalizar, apesar de existir outros tipos de exceções. A exceção da exceção. Acontece quando estamos com alguém e não gostamos desta pessoa do mesmo modo. Não do jeito que ela gosta de nós, não do modo que merece ser gostada. Ou você nem está necessariamente com a pessoa em um relacionamento, mas existe alguém que quer deixar de ser a regra por você. Alguém que quer se tornar a exceção junto a você; E aí, complica mais ainda. Aparece outra pessoa fazendo você querer ser a exceção dela. Confuso, não é? É o efeito dominó, leitor. Está exceção também se aplica a casais que estão juntos há anos, mas um acaba se apaixonando por outra pessoa criando a exceção da exceção. Basicamente, é você ser a exceção de alguém e ter outra pessoa como exceção. Ruim, não é? Complicado, não é? E nesta exceção... Um sempre acaba magoado. Espero que não seja você.
     Enfim, leitores. Deu para entender um pouquinho? As coisas deveriam ser mais fáceis. Agora me responda, neste momento qual exceção é você? Eis aqui o meu conselho final. Se sentir que deve fazer ou ser uma dessas exceções, apenas faça. A vida é muito curta para deixarmos oportunidades e experiências passarem pelos nossos olhos sem termos aproveitado ao máximo. Por mais que sejamos trouxas no final, sofrermos ou nos decepcionarmos. Corre o risco de sermos muito felizes também! Não vale a pena arriscar? E pelo o que vale se não o amor? Creio que de tanto batalharmos e persistirmos irá dar certo uma hora. E aqui entra outra exceção que sempre passa despercebido por todos. A exceção de acreditar em um futuro bom enquanto tudo parece ser feito para provar ao contrário. Acredite no que parece ser certo para você, escolha ser o que quer ser e automaticamente será a exceção.


Com amor, 
Mi.

Milena Oliveira

Phasellus facilisis convallis metus, ut imperdiet augue auctor nec. Duis at velit id augue lobortis porta. Sed varius, enim accumsan aliquam tincidunt, tortor urna vulputate quam, eget finibus urna est in augue.

2 comentários:

  1. Que post lindo!
    De acordo com o texto, diria que eu seria a exceção a regra, rs. Por um bom tempo me sentia completa comigo mesma, e feliz assim, até que apareceu uma pessoinha para somar ainda mais a felicidade ❤
    Bjs!
    Blog Positividade Fashion

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi, Dri. Obrigada, volte sempre ok? Lindo mesmo é sua presença aqui.
      E é tão bom, não é?! Quando aparece uma pessoa e vem para somar em sua vida, trazendo coisas boas e te fazendo ser a exceção. E esses tipos de pessoas veem sempre quando menos esperamos, quando achamos que estamos bem sozinhas. E aí, a pessoa faz a gente mudar completamente de ideia. haha
      Fico muito feliz por você, e que isto não mude em sua vida. Beeijos

      Excluir